Justiça Restaurativa e Mediação: Semiótica, Diversidade e Sustentabilidade

Em parceria com NUJUR DIVERSO USP – Núcleo de Justiça Restaurativa, Mediação e Saberes Orais


Justiça Restaurativa e a Mediação de Conflitos, desenvolvidas globalmente nos últimos cinquenta anos, valoriza conhecimentos ancestrais, promove práticas reflexivas e apreciativas para lidar com conflitos, por meio de abordagens sistêmicas e colaborativas. O curso propõe uma visão ampliada e inovadora sobre Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos, a partir da contextualização histórica e aportes interdisciplinares, que inclui SemióticaArte e Saberes Orais, integrando temas como sustentabilidadediversidade e a relação entre comportamento e cultura. 

Nessa perspectiva a Justiça Restaurativa e a Mediação de Conflitos, oferecem saberes e habilidades relacionais coerentes com as demandas contemporâneas, como: novas configurações familiares, preservação do meio ambiente, convivência na diversidade e aplicação de ações afirmativas em contextos institucionais. Enquanto movimentos e práticas de transformações sociais, a Justiça Restaurativa e a Mediação de Conflitos estão intrinsicamente ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU e aos três pilares do conceito ESG (sigla que vem do inglês: Enviroment -Ambiental, Social e Governance - Governança), conjunto de padrões e boas práticas que avalia o desempenho de uma empresa em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social.

O conhecimento e a utilização das habilidades da Justiça Restaurativa e da Mediação de Conflitos viabilizam a abertura de canais de comunicação que incrementam nossa capacidade reflexiva, criativa e atencional. Criam novas perspectivas de compreensão que nos permitem fazermos escolhas mais conscientes e responsáveis, possibilitam agirmos no lugar de reagirmos. A Justiça Restaurativa e a Mediação de Conflitos podem ser utilizadas em vários contextos, como: gestão de conflitos familiares (como aqueles que envolvem separação, divórcio, herança, planejamento sucessório e governança de empresas familiares), comunitários (entre vizinhos, condomínios e usuários de serviços), educacionais (entre alunos/as, professores/as, familiares e instituições) e corporativos (entre gestores e stakeholders em geral) e na vida. 

Coordenadores

  • ✓ Possui Pós doutorado em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades, pelo Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da FFLCH- USP.

    ✓Doutora em Justiça Restaurativa pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

    ✓ Professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades FFLCH/USP.

    ✓ Coordenadora do NUJUR DIVERSO- Núcleo de Justiça Restaurativa, Diversidades e Saberes Orais- Diversitas USP.

    ✓ Mentora da implantação da Câmara de Mediação da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

    ✓ Coordenadora e professora da I Formação de Formadores em Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça da Bahia.

    ✓ Instrutora em Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça. Professora na ENFAM- Escola Nacional de Formação de Magistrados.

    ✓ Docente da Escola Paulista de Magistratura, da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, da Escola Superior de Advocacia - ESA OAB, SENAC, entre outros.

    ✓ Atuou em trabalhos de consultoria em Práticas Restaurativas Aplicadas a Casos de Assédio, no âmbito do CNJ- Conselho Nacional de Justiça.

    ✓ Conselheira do FONAME – Fórum Nacional de Mediação, onde foi Coordenadora Executiva de 2020 a 2024.

    ✓ Mediadora de Conflitos e Facilitadora de Círculos Restaurativos há mais de 15 anos.

    ✓ Formada em Comunicação Não Violenta por curso ministrado pelo próprio Marshall Rosenberg, na Associação Palas Atena.

    ✓ Vice presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SP.

    ✓ Autora de livros e artigos sobre os temas: Mediação, Justiça Restaurativa e Direitos Humanos.

  • É Livre Docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e coordenador do Diversitas da FFLCH-USP, onde exerce atividades docentes e de pesquisa em temáticas interdisciplinares que incluem Semiótica, Antropologia Visual, História da Cultura, Filosofia e Comunicação Digital. Possui doutorado pela F.F.L.C.H. da Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela PUCSP, pela Freie Universität Berlin e pela Stanford University. Publicou os seguintes livros: “Antropologia Visual e Hipermedia”, Interdisciplinaridade, Psicanálise e História da Cultura”, “Texturas Sonoras”, “Diversitas: Episteme”, “A Linguagem Digital em Expressão Acadêmica”, dentre outros. Também criou e produziu vários filmes e ambientes digitais abordando temáticas das ciências humanas.

Professores convidados

  • Doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

    Mestre em Psicologia na Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2017). Graduado em

    Psicologia pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2012). Vice-líder do LARIS,

    Laboratório de Relações Interpessoais e Saúde do Departamento de Psicologia da

    Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é Analista Processual na

    Especialidade de Psicologia - Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Docente da Pós

    Graduação, lato sensu, em Direito para Carreira da Magistratura da Escola da Magistratura

    do Estado de Rondônia (Emeron). Pesquisador em raça, diversidade, gênero,

    colonialidade/decolonialidade, Direitos da Natureza e Amazonidades. Autor do livro

    "Colonialidade Normativa"

  • É responsável pela Diretoria de Pessoas, Governança e Integridade no Pacto Global da ONU. Possui mais de 25 anos de experiência em Operações e Gestão de Pessoas. Tradutora de formação, se especializou em Gestão de Projetos pela FGV, Gestão Corporativa pela FDC e MBA em Transformação Digital pela Saint Paul Escola de Negócios. Pós-graduando em ESG e Stakeholders pela FIA. Atua como conselheira em empresas privadas e do 3º setor, como na Universidade São Judas Tadeu, Fama re.capital e FIESP. Já passou por posições de destaque como VP em Diversidade num banco de investimento francês e Executiva de Operações em uma empresa jurídica norte-americana.

    É também mentora de carreira, palestrante e educadora.

  • Advogada, Pesquisadora em Gênero Violências e Relações Étnico Raciais, membro do NTDAT /USP , ( Núcleo de Direito do Trabalho Além do Trabalho).
    Presidiu a Comissão da Mulher Advogada da Seccional Paulista da OAB, Diretora da ABMCJ SP, Presidente da Comissão de Tráfico Humano da ABMCJ Nacional e da FIFCJ ( Federation Internacional de Femmes dans carriere Juridiques)

  • Com 28 anos de experiência – e desde 2006 com o foco em sustentabilidade – Dea Mendonça fez sua história em marketing, comunicação, growth e ESG. Sua carreira inclui passagens por multinacionais como Unilever, Tetra Pak, Sara Lee, e também liderando transformações em empresas como a Cogna Educação e a B&Partners. Dea também empreendeu criando algumas marcas que continuam por aí como Tostex, Conexão Natural e Kitchenet. Em junho de 2022 fundou o ESG Lab Real e desde então dedica-se integralmente a projetos regenerativos e consultorias de ESG para empresas. Além de fundadora do ESG Lab Real, Dea é Conselheira e líder do comitê de marketing do Instituto Ser+, Conselheira da SO+MA ESGtech, Membro da WCD - Women Coorporate Directors, do ICE - Instituto de Cidadania Empresarial, Professora de Sustentabilidade e ESG na Link School of Business e líder da Diretoria Setorial de ESG na AMPRO.

    Dea é apaixonada por formar parcerias, conectar pessoas e transformar ideias em ações concretas que promovem a sustentabilidade e a responsabilidade social. Sua carreira é marcada por liderança colaborativa, compromisso com o desenvolvimento de pessoas e com o resultado.

Programação do Curso

Mediação e Justiça Restaurativa

  • Antecedentes e raízes históricas no Brasil e no Mundo

  • Aproximação conceitual e Princípios – Princípio do Não Saber

  • Valores e Cuidados

  • Linguagem Mediadora e Restaurativa

  • Política Pública de Tratamento adequado de Conflitos 

  • Normativas relacionadas à temática da Mediação e Justiça Restaurativa

  • Metodologias/práticas: Mediação (Avaliativa, Escola de Harward, Circular Narrativa e Transformativa)

  • Metodologias/práticas: Justiça Restaurativa (Conferência Vítima Ofensor, Processos Circulares)   

  • Contextos de aplicação: familiar, educacional, organizacional/empresarial e comunitárioTexto descritivo aqui

Semiótica

  • Cruzamento Temático

  • Estudos de signos

  • Signos da escuta como diálogo

  • Perspectivismo e multiculturalismo

  • O signo é aberto e atualizável

Diversidades

  • A diversidade como missão

  • Convivência na diversidade

  • Identidade na diversidade

  • Ações afirmativas e inclusivas

  • Diversidades humanas e não- humanas

Sustentabilidade

  • Responsabilidade social

  • Compromissos com a Ética

  • Valorização do humano em rede

  • Universo de Sentido da Natureza

  • ODS e ESG

  • Recursos técnicos: o curso será oferecido por meio da plataforma on-line Zoom.

  • As aulas serão gravadas e estarão disponíveis até o final do Módulo I, para aqueles que perderem alguma transmissão ao vivo.